Educação 4.0: O que é e como adotar na escola

Educação 4.0: O que é e como adotar na escola

Imagine um futuro onde a educação não é mais limitada pelas paredes da sala de aula. Onde os alunos podem aprender em qualquer lugar, a qualquer hora, e de forma personalizada. Bem-vindo à era da Educação 4.0!

A educação está passando por uma grande transformação. Com a Educação 4.0, os alunos podem aprender de forma mais interativa, colaborativa e personalizada. Descubra como essa nova abordagem está mudando a forma como aprendemos.

O que é a Educação 4.0?

A Educação 4.0 é uma consequência da Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial. É um conceito que se refere à integração da tecnologia e inovação na educação, visando preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho do século XXI.

Caracteriza-se por um aprendizado personalizado, que utiliza tecnologias para adaptar o conteúdo e o ritmo de aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno.

A integração de tecnologias emergentes, como Inteligência artificial, realidade virtual e aumentada e Internet das coisas (IoT), é fundamental para a Educação 4.0.

Além disso, a aprendizagem baseada em projetos é uma abordagem que enfatiza a resolução de problemas reais e a criação de projetos que integram diferentes disciplinas.

Uso intensivo de tecnologias

O uso intensivo das tecnologias é um dos pilares fundamentais da Educação 4.0. Algumas das tecnologias que estão sendo utilizadas  incluem:

  • Inteligência Artificial (IA): para personalizar o aprendizado, adaptar o conteúdo e fornecer feedback contínuo;
  • Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): para criar experiências de aprendizado imersivas e interativas;
  • Internet das Coisas (IoT): para conectar dispositivos e objetos, permitindo a coleta de dados e a criação de experiências de aprendizado mais realistas;
  • Big Data e análise de dados: analisar o desempenho dos alunos, identificar áreas de melhoria e personalizar o aprendizado;
  • Plataformas de aprendizagem: visa fornecer acesso a conteúdos online, permitir a colaboração à distância entre alunos e professores e facilitar a comunicação;
  • Dispositivos móveis: para permitir o acesso a conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora;
  • Robótica: para ensinar conceitos de programação, engenharia e ciências de forma prática e interativa.

Metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são fundamentais na Educação 4.0, pois permitem que os alunos sejam protagonistas do  próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para o mundo atual.

Algumas das metodologias mais comuns na Educação 4.0 são:

  • Aprendizagem baseada em projetos (ABP): os alunos trabalham em projetos reais e complexos, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas, criatividade e colaboração;
  • Aprendizado por investigação: os estudantes investigam e exploram temas e problemas reais, aprimorando a pesquisa, análise e crítica.
  • Aprendizado por jogos: utilizam jogos educacionais para aprender conceitos e habilidades, ampliando a capacidade de resolução de problemas e colaboração;
  • Aprendizado por realidade virtual e aumentada: para experimentar e aprender sobre conceitos e processos complexos;
  • Aprendizado colaborativa: os alunos trabalham em equipe para desenvolver projetos e soluções, desenvolvendo habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe;
  • Ensino híbrido: alterna entre ensino presencial e remoto. Assim, o estudante participa de aulas e atividades nesses dois ambientes, passando a dominar cada vez mais o âmbito digital;
  • Cultura maker: aqui, o aluno passa a ser mais autônomo e ter cada vez mais protagonismo no ensino, conduzindo o próprio aprendizado da maneira que for mais efetiva para ele, bem ao estilo faça você mesmo;
  • STEAM: integra conceitos da Engenharia, Matemática, Ciências, Artes e Tecnologia em prol da aprendizagem.

Cultura de inovação

A cultura de inovação refere-se a um ambiente que fomenta a criatividade, o pensamento inovador e a experimentação contínua.

Nesse ambiente, a inovação é encorajada por meio de riscos calculados e da visão de falhas como oportunidades de aprendizado e crescimento.

A colaboração aberta, o compartilhamento de ideias e a mentalidade de crescimento são valorizados, criando um terreno propício para inovações.

Algumas características da cultura de inovação na Educação 4.0 são:

  • Mentalidade de crescimento: os alunos são incentivados a experimentar, aprender com os erros e melhorar continuamente;
  • Pensamento criativo: são estimulados a pensar de forma criativa e inovadora, desenvolvendo soluções para problemas complexos;
  • Colaboração e trabalho em equipe: trabalham em equipe para desenvolver projetos e soluções, compartilhando ideias e expertise;
  • Acesso a recursos e tecnologias: os estudantes têm acesso a recursos e tecnologias que os permitem desenvolver competências digitais em áreas como programação, design e inovação;
  • Mentoria e orientação: recebem mentoria e orientação de professores e profissionais da indústria, ajudando-os a desenvolver habilidades e competências;
  • Feedback e avaliação contínua: recebem feedback e avaliação contínua, permitindo que ajustem e melhorem suas ideias e soluções.

Pilares da Educação 4.0

De acordo com o professor de engenharia Dimitris Mourtzis (2018), com o avanço das tecnologias, a Educação 4.0 se torna essencial, exigindo que as instituições de ensino criem novas formas de conectar teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Assim, a Educação 4.0 não significa apenas oferecer computadores, tablets e equipamentos tecnológicos de última geração. Na verdade, ela demanda uma mudança maior na abordagem do ensino, baseando-se em quatro pilares:

  • Modelo sistêmico: é a avaliação que as instituições devem fazer do cenário atual, onde pretendem chegar e qual estratégia será usada na elaboração de um plano de inovação efetivo.
  • Mudança do senso comum: a busca por referenciais teóricos baseados em uma educação científica e tecnológica, permitindo uma base sólida para a elaboração das aulas.
  • Engenharia e gestão do conhecimento: refere-se ao estudo das competências e habilidades dos alunos.
  • Cibercultura: a preparação dos espaços de aprendizagem, para que sirvam ao propósito da Educação 4.0.

Como adotar na prática a Educação 4.0?

Já vimos que a Educação 4.0 é uma abordagem inovadora que combina tecnologia, metodologias ativas e foco no aluno. Mas como colocá-la em prática?

Foto de crianças  em aprendizagem com uso de tecnologias digitais

1. Investimento em tecnologias digitais

Para implementar a Educação 4.0, é importante investir em tecnologias digitais. Isso inclui modernizar a infraestrutura escolar, melhorando a conexão da Internet, adquirindo computadores, tablets e lousa digital, por exemplo. Ter um laboratório de informática equipado e atualizado também é essencial.

Além disso, é importante investir em tecnologias educacionais, como a plataforma de aprendizagem Aprimora e os kits de robótica LEGO® Education.

O Aprimora é uma plataforma adaptativa de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental, enquanto a LEGO® Education é voltada para a robótica e à introdução da educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics ou Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

2. Formação de professores

Outro aspecto fundamental na Educação 4.0 é a formação de professores. É necessário oferecer oportunidades de capacitação contínua para que os professores aprendam a utilizar tecnologias digitais e metodologias ativas. 

Além disso, é importante incentivar os professores a se tornarem líderes na implementação da Educação 4.0, por meio de programas de liderança.

O programa Embaixadores da Inovação oferece uma experiência de imersão prática em Educação 4.0, projetada para educadores que buscam revolucionar sua sala de aula.

Com uma certificação internacional da LEGO® Education Academy, é possível ter acesso a metodologias inovadoras, incluindo cultura maker, STEAM, robótica educacional e muito mais.

3. Estudantes no centro da aprendizagem

Por fim, para adotar a Educação 4.0 é preciso colocar os estudantes no centro da aprendizagem. Isso pode ser feito por meio de metodologias ativas, como projetos engajadores, aprendizagem baseada em problemas e outras abordagens que promovam a participação ativa dos estudantes.

Além disso, é importante adaptar o ensino às necessidades individuais de cada estudante, utilizando tecnologias para oferecer experiências de aprendizado personalizadas.

Para adotar estratégias da Educação 4.0 em sua escola, entre em contato com um dos consultores do Educacional e conheça nossas soluções de tecnologia educacional.

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