Em contraposição à aprendizagem mecânica, que se apoia na memorização vazia de conceitos, datas e fórmulas, o modelo de aprendizagem significativa busca ensinar o aluno a pensar e a aprender de forma ativa.
Por causa da interação com os conhecimentos prévios e da aplicabilidade na vida cotidiana do estudante, a aprendizagem significativa produz resultados muitos mais duradouros e eficazes. Por isso, é essencial que as escolas adotem práticas pedagógicas e materiais adequados.
Quer saber como fazer isso na prática? Leia o artigo até o final para desenvolver a aprendizagem significativa na sua rede de ensino e descobrir como o Educacional pode te ajudar nessa missão.
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O que é aprendizagem significativa?
Segundo o psicólogo da educação David Ausubel, criador da Teoria da Aprendizagem Significativa, ela acontece quando o estudante relaciona conhecimentos novos a conhecimentos prévios relevantes em sua estrutura cognitiva, de forma não arbitrária e substantiva.
A expressão “não arbitrária” significa relação lógica e relevante entre as ideias novas e as pré-existentes, enquanto “substantiva” refere-se à geração de significado, manifesta pela capacidade de o aluno expressar a essência da nova informação com suas próprias palavras.
Essa interação entre os conhecimentos novos e prévios é chamada de ancoragem e é essencial para a assimilação de novos conceitos.
Nesse modelo, a aprendizagem é vista como um processo:
- contínuo;
- pessoal (particular para cada estudante);
- intencional (cabe ao aluno interligar os conhecimentos novos e prévios);
- ativo;
- dinâmico;
- recursivo (não linear);
- interativo (entre sujeitos e entre a informação e conhecimentos prévios);
Tipos de aprendizagem significativa
David Ausubel divide a aprendizagem significativa em três tipos:
Aprendizagem representacional
Ocorre quando o aluno atribui significado a um objeto, exemplo ou conceito, relacionando o símbolo ao seu significado. Por exemplo, associar a palavra “bola” ao objeto esférico com que ela brinca.
É o tipo mais básico de aprendizagem significativa, não tão distante da aprendizagem mecânica, e fortemente ancorada em objetos concretos.
Aprendizagem conceitual
É uma aprendizagem mais abstrata, caracterizada pela compreensão profunda de um conceito, indo além do nome de um objeto e fazendo relações com outras ideias. Por exemplo, compreender o conceito de “animal” a partir da observação de diversos animais.
Aprendizagem proposicional
O tipo mais complexo de aprendizagem significativa, ocorre quando o estudante constrói a partir da combinação de conhecimentos prévios, sem depender de objetos concretos.
Por exemplo, ao entender a proposição “todos os cães são mamíferos”, a criança não precisa necessariamente estar observando um cão para compreender o significado da afirmação.
Qual é a importância da aprendizagem significativa?
Na aprendizagem significativa, o conhecimento adquirido é lembrado por mais tempo que na aprendizagem mecânica. Mesmo que posteriormente o aluno esqueça a informação original, ele poderá resgatá-la facilmente, porque os significados não se perdem.
Além disso, a teoria da aprendizagem significativa chama a atenção para o conhecimento prévio dos estudantes como um ponto de partida para o avanço acadêmico.
Assim, ela reforça a necessidade de realizarmos avaliações diagnósticas para entender o nível de aprendizagem dos alunos e personalizar o ensino com base nessas informações.
Também é essencial que o professor contextualize o conteúdo na realidade do aluno e mostre a relação que existe entre os conceitos da aula e a vida cotidiana.
“O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; descubra isso e ensine-o de acordo”
– David Ausubel
Benefícios da aprendizagem significativa
Com a aprendizagem significativa, os alunos não apenas memorizam fórmulas, datas e acontecimentos, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico, pensamento criativo e resolução de problemas.
Eles se tornam exploradores curiosos, ansiosos para descobrir novos conceitos e aplicá-los em diferentes contextos. Isso traz vários benefícios:
- Melhora a retenção de informações: quando os estudantes conectam novas informações a conhecimentos prévios, elas se tornam mais significativas e memoráveis e contribuem para a melhoria do desempenho dos alunos;
- Desenvolve a compreensão profunda: a aprendizagem significativa ajuda os alunos a entender os conceitos de forma mais profunda, permitindo que eles apliquem o que aprenderam em diferentes contextos;
- Aumenta a motivação e o engajamento: quando os educandos percebem o significado e a relevância do que estão aprendendo, eles se tornam mais motivados e engajados no processo de aprendizagem;
- Prepara os alunos para a vida real: a aprendizagem significativa ajuda os estudantes a desenvolver habilidades que podem ser aplicadas em diferentes contextos, preparando-os para enfrentar desafios da vida real;
- Desenvolve a autonomia e a responsabilidade: ao aprender de forma significativa, desenvolvem auto-regulação e responsabilidade, tornando-se mais autônomos no processo de construção do conhecimento;
Como promover aprendizagem significativa na prática?
Agora que você entendeu o conceito e a importância da aprendizagem significativa, veja abaixo como promovê-la na prática:
Segundo Ausubel, existem duas condições para que a aprendizagem significativa aconteça. Uma delas é a disposição do estudante em relacionar os novos conhecimentos à sua estrutura cognitiva prévia, dando significado a esses conhecimentos.
Assim, o primeiro passo é motivar os alunos a aprender, despertando sua curiosidade e criatividade. Para isso, resolva problemas científicos, realize projetos práticos, faça dinâmicas, competições e brincadeiras. Não esqueça de dar reforço positivo, elogiando os estudantes a cada progresso.
- Utilizar materiais potencialmente significativos
A segunda condição para ocorrência da aprendizagem significativa, conforme Ausubel, é o uso de materiais potencialmente significativos. Isso significa que os materiais didáticos devem ser relacionáveis à estrutura cognitiva do estudante.
Como afirmaram Kochhann e Moraes, o livro não pode ser único material didático à disposição, porque nem sempre ele é o mais familiar e significativo para o aluno. Por isso, use também vídeos, fotos, músicas, plataformas de aprendizagem e kits de LEGO® Education.
As peças da LEGO® Education dão a oportunidade de o estudante aprender com a “mão na massa”, construindo modelos e resolvendo problemas de forma divertida.
Há conjuntos para todas as séries e todas as idades, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os kits mais avançados permitem a programação de robôs, com uma linguagem simples, desenvolvida especialmente para crianças e adolescentes.
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- Realizar avaliações formativas
Para Ausubel, a melhor forma de avaliar o estudante para descobrir se houve aprendizagem significativa é colocando-o diante de situações novas, não familiares, que exijam máxima transformação do conhecimento adquirido.
No entanto, essa proposta de avaliação não é adequada para fins somatórios de nota. Esse tipo de avaliação, muito enriquecedora, deve ser feita ao longo do processo de aprendizagem, para que os alunos aprendam com seus erros e tenham a oportunidade de evoluir continuamente.
É o caso da avaliação formativa, que tem caráter diagnóstico e fornece feedbacks pontuais ao estudante.
- Adotar metodologias ativas de aprendizagem
Outra dica para cativar a atenção dos alunos e criar uma experiência significativa de aprendizagem é aplicar metodologias ativas de aprendizagem, como gamificação e seminário.
As metodologias ativas aumentam a participação dos estudantes nas aulas, colocando-os no centro do processo de aprendizagem.
Outra abordagem recomendada é o método STEAM – sigla em Inglês que significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática”. Essa metodologia combina resolução de problemas complexos, investigação científica e aprendizagem “mão na massa”.
As atividades de STEAM são interdisciplinares e relacionadas com o mundo real. Por exemplo, problemas envolvendo preservação ambiental e cálculo de hectares.
Também têm uma forte conexão com a educação digital, pois favorece o aprendizado de programação, robótica e cultura digital.
- Repensar a postura do professor
A postura do professor também precisa ser diferente da concepção tradicional de transmissor e detentor do conhecimento. Ele deve ser um mediador do processo de aprendizagem, um orientador que desperta questionamentos e auxilia os estudantes a encontrar respostas.
“É preciso que o professor pare de dar aulas prontas, pare de dar instruções e respostas prontas, desafie seus alunos e aprofunde a aprendizagem, eleve a autoestima e a interação entre os pares.”
– Kochhann e Moraes
Do que a sua instituição precisa para inovar o ensino?
Promover a aprendizagem significativa é certamente um desafio. É preciso ter materiais adequados, professores capacitados e instrumentos de avaliação diagnóstica.
Seja qual for a sua demanda, o Educacional está à disposição para ajudar, oferecendo soluções pedagógicas como:
- Conjuntos de LEGO® Education, com orientações pedagógicas e formação de professores (Certificação Internacional LEGO® Education Academy);


- Plataforma escolar com aplicações de avaliação diagnóstica, recomposição de aprendizagem, STEAM e pensamento computacional.

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