Foto de professora em sala de aula de Educação Infantil contando uma história aos alunos com livro ilustrado.

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Em contraposição à aprendizagem mecânica, que se apoia na memorização vazia de conceitos, datas e fórmulas, o modelo de aprendizagem significativa busca ensinar o aluno a pensar e a aprender de forma ativa.

Por causa da interação com os conhecimentos prévios e da aplicabilidade na vida cotidiana do estudante, a aprendizagem significativa produz resultados muitos mais duradouros e eficazes. Por isso, é essencial que as escolas adotem práticas pedagógicas e materiais adequados.

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Quer saber como fazer isso na prática? Leia o artigo até o final para desenvolver a aprendizagem significativa na sua rede de ensino e descobrir como o Educacional pode te ajudar nessa missão.

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O que é aprendizagem significativa?

Segundo o psicólogo da educação David Ausubel, criador da Teoria da Aprendizagem Significativa, ela acontece quando o estudante relaciona conhecimentos novos a conhecimentos prévios relevantes em sua estrutura cognitiva, de forma não arbitrária e substantiva.

A expressão “não arbitrária” significa relação lógica e relevante entre as ideias novas e as pré-existentes, enquanto “substantiva” refere-se à geração de significado, manifesta pela capacidade de o aluno expressar a essência da nova informação com suas próprias palavras.

Essa interação entre os conhecimentos novos e prévios é chamada de ancoragem e é essencial para a assimilação de novos conceitos. 

Nesse modelo, a aprendizagem é vista como um processo:

  • contínuo;
  • pessoal (particular para cada estudante);
  • intencional (cabe ao aluno interligar os conhecimentos novos e prévios);
  • ativo;
  • dinâmico;
  • recursivo (não linear);
  • interativo (entre sujeitos e entre a informação e conhecimentos prévios);

Tipos de aprendizagem significativa

David Ausubel divide a aprendizagem significativa em três tipos:

Aprendizagem representacional

Ocorre quando o aluno atribui significado a um objeto, exemplo ou conceito, relacionando o símbolo ao seu significado. Por exemplo, associar a palavra “bola” ao objeto esférico com que ela brinca.

É o tipo mais básico de aprendizagem significativa, não tão distante da aprendizagem mecânica, e fortemente ancorada em objetos concretos.

Aprendizagem conceitual

É uma aprendizagem mais abstrata, caracterizada pela compreensão profunda de um conceito, indo além do nome de um objeto e fazendo relações com outras ideias. Por exemplo, compreender o conceito de “animal” a partir da observação de diversos animais.

Aprendizagem proposicional

O tipo mais complexo de aprendizagem significativa, ocorre quando o estudante constrói a partir da combinação de conhecimentos prévios, sem depender de objetos concretos.

Por exemplo, ao entender a proposição “todos os cães são mamíferos”, a criança não precisa necessariamente estar observando um cão para compreender o significado da afirmação.

Qual é a importância da aprendizagem significativa?

Na aprendizagem significativa, o conhecimento adquirido é lembrado por mais tempo que na aprendizagem mecânica. Mesmo que posteriormente o aluno esqueça a informação original, ele poderá resgatá-la facilmente, porque os significados não se perdem.

Além disso, a teoria da aprendizagem significativa chama a atenção para o conhecimento prévio dos estudantes como um ponto de partida para o avanço acadêmico. 

Assim, ela reforça a necessidade de realizarmos avaliações diagnósticas para entender o nível de aprendizagem dos alunos e personalizar o ensino com base nessas informações.

Também é essencial que o professor contextualize o conteúdo na realidade do aluno e mostre a relação que existe entre os conceitos da aula e a vida cotidiana.

“O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe; descubra isso e ensine-o de acordo”

– David Ausubel

Benefícios da aprendizagem significativa

Com a aprendizagem significativa, os alunos não apenas memorizam fórmulas, datas e acontecimentos, mas também desenvolvem habilidades de pensamento crítico, pensamento criativo e resolução de problemas. 

Eles se tornam exploradores curiosos, ansiosos para descobrir novos conceitos e aplicá-los em diferentes contextos. Isso traz vários benefícios:

  • Melhora a retenção de informações: quando os estudantes conectam novas informações a conhecimentos prévios, elas se tornam mais significativas e memoráveis e contribuem para a melhoria do desempenho dos alunos;
  • Desenvolve a compreensão profunda: a aprendizagem significativa ajuda os alunos a entender os conceitos de forma mais profunda, permitindo que eles apliquem o que aprenderam em diferentes contextos;
  • Aumenta a motivação e o engajamento: quando os educandos percebem o significado e a relevância do que estão aprendendo, eles se tornam mais motivados e engajados no processo de aprendizagem;
  • Prepara os alunos para a vida real: a aprendizagem significativa ajuda os estudantes a desenvolver habilidades que podem ser aplicadas em diferentes contextos, preparando-os para enfrentar desafios da vida real;
  • Desenvolve a autonomia e a responsabilidade: ao aprender de forma significativa, desenvolvem auto-regulação e responsabilidade, tornando-se mais autônomos no processo de construção do conhecimento;

Como promover aprendizagem significativa na prática?

Agora que você entendeu o conceito e a importância da aprendizagem significativa, veja abaixo como promovê-la na prática:

Segundo Ausubel, existem duas condições para que a aprendizagem significativa aconteça. Uma delas é a disposição do estudante em relacionar os novos conhecimentos à sua estrutura cognitiva prévia, dando significado a esses conhecimentos.

Assim, o primeiro passo é motivar os alunos a aprender, despertando sua curiosidade e criatividade. Para isso, resolva problemas científicos, realize projetos práticos, faça dinâmicas, competições e brincadeiras. Não esqueça de dar reforço positivo, elogiando os estudantes a cada progresso. 

  • Utilizar materiais potencialmente significativos

A segunda condição para ocorrência da aprendizagem significativa, conforme Ausubel, é o uso de materiais potencialmente significativos. Isso significa que os materiais didáticos devem ser relacionáveis à estrutura cognitiva do estudante.

Como afirmaram Kochhann e Moraes, o livro não pode ser único material didático à disposição, porque nem sempre ele é o mais familiar e significativo para o aluno. Por isso, use também vídeos, fotos, músicas, plataformas de aprendizagem e kits de LEGO® Education.

As peças da LEGO® Education dão a oportunidade de o estudante aprender com a “mão na massa”, construindo modelos e resolvendo problemas de forma divertida.

Há conjuntos para todas as séries e todas as idades, com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os kits mais avançados permitem a programação de robôs, com uma linguagem simples, desenvolvida especialmente para crianças e adolescentes.

Adquira seu conjunto LEGO® Education com o Educacional, distribuidor oficial da marca no Brasil.

Estudantes do Ensino Fundamental programando robô de LEGO Education, o que favorece a aprendizagem significativa.
  • Realizar avaliações formativas

Para Ausubel, a melhor forma de avaliar o estudante para descobrir se houve aprendizagem significativa é colocando-o diante de situações novas, não familiares, que exijam máxima transformação do conhecimento adquirido.

No entanto, essa proposta de avaliação não é adequada para fins somatórios de nota. Esse tipo de avaliação, muito enriquecedora, deve ser feita ao longo do processo de aprendizagem, para que os alunos aprendam com seus erros e tenham a oportunidade de evoluir continuamente.

É o caso da avaliação formativa, que tem caráter diagnóstico e fornece feedbacks pontuais ao estudante.

  • Adotar metodologias ativas de aprendizagem

Outra dica para cativar a atenção dos alunos e criar uma experiência significativa de aprendizagem é aplicar metodologias ativas de aprendizagem, como gamificação e seminário.

As metodologias ativas aumentam a participação dos estudantes nas aulas, colocando-os no centro do processo de aprendizagem. 

Outra abordagem recomendada é o método STEAM – sigla em Inglês que significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática”. Essa metodologia combina resolução de problemas complexos, investigação científica e aprendizagem “mão na massa”.

As atividades de STEAM são interdisciplinares e relacionadas com o mundo real. Por exemplo, problemas envolvendo preservação ambiental e cálculo de hectares. 

Também têm uma forte conexão com a educação digital, pois favorece o aprendizado de programação, robótica e cultura digital. 

  • Repensar a postura do professor

A postura do professor também precisa ser diferente da concepção tradicional de transmissor e detentor do conhecimento. Ele deve ser um mediador do processo de aprendizagem, um orientador que desperta questionamentos e auxilia os estudantes a encontrar respostas.

“É preciso que o professor pare de dar aulas prontas, pare de dar instruções e respostas prontas, desafie seus alunos e aprofunde a aprendizagem, eleve a autoestima e a interação entre os pares.”

– Kochhann e Moraes

Do que a sua instituição precisa para inovar o ensino?

Promover a aprendizagem significativa é certamente um desafio. É preciso ter materiais adequados, professores capacitados e instrumentos de avaliação diagnóstica. 

Seja qual for a sua demanda, o Educacional está à disposição para ajudar, oferecendo soluções pedagógicas como:

  • Conjuntos de LEGO® Education, com orientações pedagógicas e formação de professores (Certificação Internacional LEGO® Education Academy);
Foto de estudantes do Ensino Fundamental programando robô com LEGO Education
Foto de estudante do Ensino Fundamental usando a Mesa Educacional na escola.
  • Plataforma escolar com aplicações de avaliação diagnóstica, recomposição de aprendizagem, STEAM e pensamento computacional.
Foto de tela do Hub Educacional, plataforma escolar que promove aprendizagem significativa

Vamos conversar sobre as necessidades da sua escola? Entre em contato com um consultor do Educacional pelo WhatsApp.



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