O ensino de Ciências contribui para o desenvolvimento do pensamento científico e da habilidade de resolução de problemas. No entanto, muitas vezes as aulas de Ciências são vistas como teóricas e monótonas, o que pode desmotivar os estudantes.
Mas e se pudéssemos transformar o ensino de Ciências em uma experiência mais interativa e prática? Neste artigo, vamos explorar como as atividades práticas podem tornar o ensino dessa disciplina mais interessante e eficaz.
Atividades de Ciências para o Ensino Fundamental
O Educacional formulou algumas sugestões de atividades lúdicas de Ciências para o Ensino Fundamental alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Confira abaixo!
1. Teste dos sentidos
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF04CI02) Reconhecer e descrever características e comportamentos de seres vivos, considerando os diferentes níveis de organização.
Ano de ensino: 1º ao 4º ano.
Prepare uma série de estímulos sensoriais como texturas, cheiros, sabores e sons diferentes, em forma de circuito. Os alunos devem identificar e descrever cada estímulo, sem utilizar a visão, podendo cheirar, ouvir, provar ou tocar.
Com essa proposta simples, é fácil reconhecer e explorar os sentidos humanos.
2. Ciclo de vida da borboleta
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF03CI01) Reconhecer e descrever características básicas de seres vivos, como estruturas e funções.
Ano de ensino: 1º ao 3º ano.
A ideia dessa atividade é criar um borboletário na sala de aula para observar e descrever o ciclo de vida de um ser vivo.
Antes de começar, é essencial encontrar uma lagarta. Se você tiver sorte, pode encontrá-la em uma planta na escola. Leve os alunos para observar a coleta e explique que o objetivo é observar como a natureza funciona.
Lembre-se de coletar algumas folhas e galhos da planta onde a lagarta foi encontrada, além de um pouco de solo próximo. Isso ajudará a lagarta a se alimentar e iniciar sua metamorfose.
Coloque o solo no fundo de um aquário, pote de vidro ou garrafa pet. Adicione as folhas e galhos, criando um ambiente acolhedor para a lagarta, que deve ser fechado utilizando materiais que deixem o ambiente arejado.
Mantenha o borboletário longe do sol, chuvas, ventilador ou ar-condicionado e lembre-se de trocar as folhas diariamente para manter o ambiente fresco e saudável, em um período de semanas.
Ao longo dos dias, a turma deve observar a lagarta e seu desenvolvimento, registrando as suas modificações por meio de desenho, fotografias e escrita.
3. Detecção de placa bacteriana com corante
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF04CI03) Utilizar instrumentos e equipamentos para coletar e analisar dados, relacionando-os com conceitos científicos.
Ano de ensino: 4º ano ao 7º ano.
Para essa aula será necessário adquirir com antecedência um evidenciador de placa bacteriana. Ele é uma ferramenta acessível e é especialmente útil para crianças que estão começando a se responsabilizar por sua própria saúde bucal.
Durante a atividade, as crianças devem ser convidadas a escovar os seus dentes com cuidado. Após a escovação, o evidenciador de placa pode ser espalhado com um cotonete nos dentes.
O corante presente no evidenciador vai se ligar aonde houver placa bacteriana. Assim, a criança é capaz de identificar exatamente onde deve melhorar a escovação para eliminar as bactérias.
Com essa atividade de Ciências é possível trabalhar as habilidades de identificar e descrever características de microrganismos, reconhecer a sua importância e também os seus riscos para a saúde e o meio ambiente.
4. Diário de crescimento de diferentes sementes
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF04CI04) Planejar e executar investigações científicas, utilizando métodos e técnicas adequados para coletar e analisar dados. (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
Ano de ensino: 1º ao 4º ano.
No início dessa atividade, os alunos recebem vasos de plantio, que podem ser feitos com garrafas pet, terra e sementes variadas, como feijão, lentilha e alpiste.
Em seguida, eles plantam as sementes em vasos separados e começam a registrar o crescimento diariamente, observando e descrevendo as mudanças que ocorrem em um diário.
Essa rotina diária permite que os alunos analisem e comparem o crescimento das diferentes sementes, desenvolvendo suas habilidades de observação e análise.
Para tornar a atividade ainda mais envolvente, os alunos podem desenhar e ilustrar o desenvolvimento das sementes, criar gráficos e tabelas para comparar o crescimento e realizar pesquisas sobre as condições ideais para o crescimento de cada semente.
Essa atividade é interessante para desenvolver habilidades como investigar e registrar o crescimento de plantas e descrever e comparar as características de diferentes plantas, todas elas previstas na BNCC.
5. Observação de fungos em alimentos
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Ano de ensino: 1º ao 4º ano.
Nessa aula os alunos colocam em potes de vidro hermético amostras de alimentos como pão, arroz cozido e frutas com casca. O vidro fica vedado em temperatura ambiente e os estudantes observam por dias ou semanas o surgimento de fungos e registram seus resultados.
O objetivo principal é investigar a presença de fungos em diferentes alimentos, desenvolvendo habilidades de observação e registro. Além disso, os alunos aprendem sobre os diferentes tipos de fungos e sua importância na decomposição de matéria orgânica.
6. Medindo a velocidade do vento
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF04CI06) Utilizar conceitos científicos para explicar fenômenos naturais, relacionando-os com a vida cotidiana e (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
Ano de ensino: 6º ao 8º ano
Para garantir uma aula interativa e envolvente, é essencial começar com uma preparação cuidadosa, iniciando com a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Em seguida, envolva os alunos em uma discussão relacionada à aula, utilizando as ideias da seção Iniciar uma Discussão. Com a turma engajada, é hora de explorar, colocando os estudantes para trabalhar em duplas para montar o indicador de vento e executar o programa.
Peça aos alunos para explicarem como os dados são exibidos nos modelos e como representam a Escala Beaufort, reforçando o conceito.
Por fim, peça aos alunos para estender seus programas com mais condições, considerando diferentes velocidades de vento, de acordo com a Escala Beaufort.
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7. Relógio de sol caseiro
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:(EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
Ano de ensino: 1º e 2º ano
Construir um relógio de sol é uma boa forma de visualizar a passagem do tempo a partir da posição desse astro. Para iniciar a atividade, os alunos precisam de um prato de papelão ou plástico descartável, um palito, tesoura, cola, fita adesiva, canetinha e papel.
Em seguida, constroem o relógio de sol, colocando o prato em uma superfície plana e colocando o palito no centro do prato. Eles ajustam o palito para que ele esteja perpendicular ao prato e marcam as horas no prato com canetinha.
Os alunos observam a sombra do palito ao longo de um período do dia, marcando a posição da sombra. Além disso, podem pesquisar sobre a história dos relógios de sol e como eles funcionam e comparar esse tipo de relógio com um relógio convencional.
Com essa atividade, os educandos desenvolvem habilidades de investigação científica e matemática ao examinar e registrar fenômenos naturais, enquanto exploram o fascinante mundo da astronomia.
8. Fases da lua com biscoito Oreo
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Ano de ensino: 1º a 5º ano.
Peça que os alunos abram um pacote de bolacha recheada Oreo e separe-os em metades, uma a uma, com cuidado para não danificar o biscoito ou o recheio.
Solicite que selecionem um biscoito cheio para a Lua Cheia e outro vazio para a Lua Nova. Em seguida, criem o Quarto Crescente e Minguante, retirando metade do recheio de cada biscoito.
Os estudantes devem organizar os biscoitos como se fossem fases da lua e adicione etiquetas como os nomes de cada fase.
O objetivo da atividade é compreender as fases da lua de forma divertida, o que está alinhado com a habilidade de reconhecer a importância da astronomia na vida cotidiana, conforme a BNCC
9. Maquete do sistema solar em escala
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Ano de ensino: 6º ao 9º ano.
Nessa atividade, os alunos constroem uma maquete do sistema solar em escala, utilizando materiais simples, como bolas de isopor, tinta, papelão, entre outros. Eles definem uma escala, montam a maquete e apresentam suas criações.
Assim, a turma aprende sobre a relação entre os planetas e o Sol, desenvolvendo habilidades de descrever o sistema solar e reconhecer sua importância.
Os estudantes também podem realizar atividades adicionais, como pesquisar sobre as características dos planetas e comparar suas maquetes com modelos mais precisos.
10. Circuito elétrico simples com lâmpada
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
Ano de ensino: 8º ano.
Essa aula começa com uma introdução à história da eletricidade, o conceito de circuito elétrico e a importância da eletricidade em nossa vida diária. Em seguida, os alunos constroem um circuito elétrico simples, conectando a bateria, a lâmpada, o fio de cobre e a chave de ligar/desligar.
Após a construção do circuito, eles fazem testes, ligando e desligando a chave para observar a lâmpada se acender e se apagar. No final, o professor orienta os alunos a analisar e discutir como o circuito funciona, identificando os componentes e suas funções.
Essa atividade desenvolve a habilidade de descrever a estrutura e o funcionamento de circuitos elétricos simples.
Essas foram as atividades sugeridas pelo Educacional para o ensino de Ciências na escola, de forma prática e interativa! Esperamos que elas tenham ajudado a desenvolver nas crianças uma mentalidade científica, curiosa e criativa!